Lúcia Vânia é candidata a governadora pelo PPS

A senadora Lúcia Vânia, que deve trocar o PSDB pelo PPS — alegando falta de espaço político — pode ser candidata a governadora em 2014. Ao portal, no início da semana, a senadora disse que vários nomes são citados para governador pelos líderes do partido, mas não o dela. Ela admitiu que quer disputar o governo — e pelo PPS. Chegou a conversar sobre o assunto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — que a ouve atentamente e com respeito, ao contrário do que fazem líderes tucanos de Goiás.
Se candidata a governadora, com o apoio do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, Lúcia Vânia pode mudar o quadro político de Goiás. Primeiro, provoca uma grande divisão no PSDB. Segundo, cria uma nova expectativa de poder, porque, além de senadora competente — seguramente, é a melhor dos três senadores goianos —, é uma líder política. Os prefeitos têm o maior respeito pela senadora.
É provável que, se definida como candidata, Lúcia Vânia possa se apresentar como o nome de uma terceira via consistente. É possível, até mesmo, uma composição com o grupo de Vanderlan Cardoso — nome, por sinal, respeitado pela senadora.