Policarpo defende extensão do BRT a Valparaíso Goiás


Deputado diz que trabalhadores do DF moram no Entorno e “vivem martírio no transporte ruim, que rouba a saúde das pessoas e o tempo de convivência familiar”

O deputado Policarpo (PT/DF) considera que a situação do transporte coletivo fere os direitos humanos e deve ser vista como questão social com impacto na saúde e educação de jovens. Ele vai defender a ideia na audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (23/10), pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, às 14h30, na Câmara Federal (a sala ainda não foi definida), sobre a “Implantação da extensão do BRT de Santa Maria-DF aos municípios do Entorno Sul do Distrito Federal”.

Policarpo é coautor do requerimento da audiência pública, que foi requerida pela deputada Flávia Morais (PDT/GO). O deputado petista assumiu a causa das cidades goianas por considerar que os moradores do Entorno são trabalhadores do Distrito Federal que perdem horas do dia “martirizados pelo transporte em ônibus velhos que quebram constantemente e roubam a saúde e o prazer da convivência de pais e filhos, roubando-lhes também momentos de convivência familiar que são importantes para a formação de crianças e jovens”.

As cidades do Entorno estão mobilizadas para que o Expresso DF chegue até Luziânia, favorecendo cerca de 150 mil trabalhadores que todos os dias saem de cidades como Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental e enfrentam 5 horas de trânsito (ida e volta) para percorrer 50 km até o Plano Piloto. Prefeitos já fizeram inclusive audiências públicas nos municípios e querem sensibilizar o Governo Federal para que os ônibus articulados que vão atender Santa Maria e Gama cheguem a Goiás. O projeto está em análise no Ministério das Cidades.

A audiência de amanhã tem entre os convidados representantes do Ministério das Cidades, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prefeitos dos municípios goianos, o secretário de Estado das Cidades de Goiás, João Balestra, e o secretário de Estado de Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho.