Aprovados em concurso acampam em frente a sede de prefeitura

Eles dizem que só 15% das vagas previstas em edital foram preenchidas. Prefeita de Valparaíso de Goiás diz que não há previsão para convocações

Cerca de 50 candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, estão acampados em frente à sede do órgão para protestar. Eles dizem que, de janeiro deste ano até agora, apenas 15% das vagas previstas no edital foram preenchidas e pedem que as demais convocações sejam feitas.

O grupo decidiu chamar a atenção do poder público e, desde a última segunda-feira (9), armou barracas e estendeu faixas na calçada. Alguns dos candidatos usam nariz de palhaço e pintaram o rosto. Os manifestantes também usam apitos e instrumentos musicais, como pandeiros, para fazer barulho.

O concurso foi realizado em junho do ano passado. Já o resultado saiu em janeiro deste ano. No total, foram 1.856 aprovados. Porém, em três convocações, apenas 247 servidores estão trabalhando até o momento. Segundo os concursados, enquanto não convoca os aprovados, a prefeitura mantém diversos funcionários com contratos temporários nos postos de trabalho.

No início desta semana houve uma reunião entre os manifestantes e representantes das secretarias de Obras, Educação e Administração. No entanto, eles dizem que as respostas recebidas não atenderam às reivindicações e, por isso, decidiram acampar.

A prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar do Nascimento (PT), disse que ainda não fez todas as convocações em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal do Município, que limita os gastos com a folha de pagamento dos servidores. Por isso, segundo ela, ainda não existe um prazo para que todos os aprovados no concurso sejam nomeados e comecem a trabalhar.

Aprovados em concurso estão acampados e pedem solução.