Confira dicas para abrir uma confeitaria

Um bolo decorado e personalizado tem o poder de tornar eventos e comemorações ainda mais memoráveis


Se você tem interesse pelo assunto e gosta de culinária, já deve ter se perguntado o quão difícil é investir nesse ramo. Será que você teria chances?

 Reunimos algumas dicas para que você possa abrir uma confeitaria e lucrar com as ocasiões especiais. 

Boa leitura!

Antes de abrir uma confeitaria

Em primeiro lugar, é preciso entender que a confeitaria é um negócio como qualquer outro, e vai exigir de você a mesma capacidade de gestão necessária para tocar uma oficina de carros ou uma empresa de dedetização.

Envolver-se pessoalmente com o projeto é uma das principais dicas para quem pretende abrir uma confeitaria. Foto: iStock, Getty ImagesFoto: Destino Negócio

Envolver-se pessoalmente com o projeto é uma das principais dicas para quem pretende abrir uma confeitaria. Foto: iStock, Getty Images

Esclarecido esse ponto, a primeira dica é dedicar-se ao estudo do mercado no qual você pretende se inserir. Nessa hora, pode ser interessante recorrer a profissionais especializados no assunto, que possuam experiência na elaboração de um documento conhecido comoestudo de mercado .

Falando em termos gerais, o estudo de mercado avalia os três pilarespara a construção do seu negócio: o perfil e comportamento do público-alvo, a disponibilidade de fornecedores e a força da concorrência.

Com base nas informações levantadas nesse estudo, o próximo passo é criar o plano de negócios da sua empresa. No documento, devem ser especificados projeções de crescimento, investimento inicial, previsão de faturamento, capital de giro necessário, etc.

Sem esse planejamento prévio, é improvável que a empresa consiga sobreviver aos primeiros momentos de dificuldade e torne-sesustentável no médio prazo. Quanto melhor você conhecer o ramo das confeitarias, menores as chances de ver o negócio falir nos primeiros meses.
5 dicas para abrir uma confeitaria

Listamos, a seguir, cinco dicas para que você consiga abrir uma confeitaria e encontrar um diferencial para se destacar da concorrência. Confira:
1. Envolva-se no projeto

Se você realmente deseja criar um negócio lucrativo, deve se dedicar pessoalmente ao projeto e especializar-se no assunto . A pessoa que você contratar dificilmente terá o mesmo apreço pelo cliente e pela qualidade dos processos. Vivendo o dia a dia da confeitaria, você consegue garantir um bom atendimento e observa de perto os gargalos de desempenho.

2. Atenção à qualidade

Faça o possível para garantir a qualidade dos bolos e tortas da sua confeitaria. Essa missão pode implicar investimentos iniciais mais altosem maquinário, por exemplo, mas, se a qualidade compensar, o valor tende a ser revertido no médio e longo prazo.

A importância da qualidade pode ser observada na fidelização de clientes . Ou você acha que, quando não for mais uma novidade no bairro, a sua confeitaria vai se sustentar se não tiver qualidade? Um produto ruim não recebe recomendações e não cria clientes fiéis.
3. Invista em uma boa apresentação

Uma confeitaria remete a comemorações especiais , como casamentos, formaturas e aniversários. Por esse motivo, é importante que a apresentação dos produtos seja impecável e atraente aos consumidores. Invista na decoração da sua loja e trate de mantê-la tão limpa quanto possível.
4. Capriche na personalização

Quanto mais o cliente puder personalizar o seu bolo, mais satisfeito, em tese, ele ficará. Por isso, oferecer a possibilidade de uma personalização integral pode funcionar como um diferencial para sua confeitaria.
5. Crie parcerias

Entre em contato com produtoras de casamentos e formaturas, lojas de vestidos de noiva e estabelecimentos especializados em presentes para criar parcerias e divulgar a sua confeitaria . Dessa forma, você atrai consumidores cujo potencial de interesse no seu produto é muito maior do que a média.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.