Planejamento saudável é o caminho. Diga não às dietas “malucas” do final do ano

Há um mês das festas do fim de ano e das férias para a maioria das pessoas, esse é o momento que muita gente começa a se engajar em dietas malucas

Por isso, hoje no portal faço um alerta a vocês sobre a importância de planejar saudavelmente a perca de peso e os cuidados que você deve ter para não embarcar numa furada. Confira as dicas!

Não esqueça de priorizar os profissionais da área da saúde que são habilitados para direcionar você, como os profissionais de educação física, médicos, nutricionistas e endocrinologistas.

Há um mês das festas do fim de ano e das férias para a maioria das pessoas, esse é o momento que muita gente começa a se engajar em dietas malucas e “milagreiras”. Por isso, hoje no blog faço um alerta a vocês sobre a importância de planejar saudavelmente a perda dos quilos extras e os cuidados que você deve ter para não embarcar numa furada e se deparar com o ponteiro da balança marcando o dobro em pouco tempo.

Primeira dica: encontre alternativas. Se durante os últimos onze meses você não conseguiu ter tempo para estabelecer uma rotina de academia, sejamos sinceros, não é agora que você vai virar uma treinadora de carteirinha, ainda mais com as mil e uma coisas que se tem para resolver no final do ano, como relatórios do trabalho, reunião intermináveis, matrícula no colégio dos filhos, compra de material escolar, compras do natal, ano novo, planejamento da viajem e etc. Por isso, é importante começar a investir em hábitos saudáveis e colaborar com o processo de emagrecimento, atrelado à qualidade de vida.

Após refletir sobre a primeira dica, é hora de encontrar uma atividade física a seu alcance e que de preferência seja aeróbico, ou seja, exercícios responsáveis por queimar as reservas de gordura do corpo humano. Por exemplo, se você trabalha próximo de um parque ou local que seja apropriado para caminhar, porque não investir nisso ao invés de ficar horas no transito após o trabalho? Você economiza gasolina e tempo! Basta levar uma muda de roupa, o tênis, e pronto, você estará preparada (o) para o exercício. Além da caminhada, que os especialistas indicam por até um hora – ou menos, como 30 minutos - você pode optar pela corrida, mas caso esteja sem nenhuma preparação física evite. Além disso, você pode investir nos alongamentos fáceis e simples para não comprometer sua colona e evitar lesões.

Outra opção é aproveitar o boom das aulas de danças, que atualmente estão sendo oferecidas em clubes, escolas especializadas e academias. O estilo fica por sua conta, pois qualquer uma delas é indicada para a queima calórica, é algo dinâmico, que vai proporcionar diversão e só custa uma hora do seu dia. Ballet Fitness, Zumba, Dança de Rua e Pole Dance são atividades que não necessitam de técnica prévia para você encarar e, de quebra, você vai suar a camisa!

A terceira dica é essencial. Sem ela, não adianta o esforço em adotar as atividades físicas. Trata-se da alimentação. De uma maneira bem simples e geral, é necessário cortar o excesso de gordura, sal, açúcar, doces e álcool, evitar corantes e conservantes. Sempre prefira alimentos integrais aos refinados e procure conjugar carboidrato com proteína nas refeições. Além disso, não esqueça de ingerir, em média, 2 litros de água por dia. Uma boa saída é sempre investir nas frutas e fazer de cinco a seis refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas ou barra de cereais, sucos ou água de coco.

O mais interessante desses próximos dias rumo ao um projeto de “final de ano” é que você envolva sua família e que ele se torne concreto após a virada do ano, não sendo apenas um ideal para “sair bem na foto” do natal e demais festas que percorrem o ultimo mês de 2015. Sendo assim, não esqueça de priorizar os profissionais da área da saúde que são habilitados para direcionar você, como os profissionais de educação física, médicos, nutricionistas e endocrinologistas. Boa sorte, coragem para encarar uma vida mais saudável e bem-vindo a um mundo mais cheio de saúde!