Vírus no celular: aprenda como evitar ser infectado

Vale pra todo mundo que tem Android, iOS, Windows Phone nos smartphones e tablets!


Uma das coisas que qualquer pessoa sabe - até mesmo quem entende muito de tecnologia - é que existem vários vírus espalhados por aí querendo infectar o seu dispositivo. No mundo dos smartphones e tablets, a coisa não é diferente e você precisa tomar alguns cuidados básicos para proteger o seu aparelho. Confira abaixo três dicas bem simples que o Purebreak separou!

1. Nada vai entrar no seu aparelho sem que você não permita. Sempre instale programas baixados das lojas oficiais como a Google Play Store, App Store eWindows Store. E esqueça aquela velha ideia de que o Android é mais inseguro que o iPhone, pois várias pesquisas já mostraram que isso na verdade é um mito.


2. Instale um antivírus, até porque prevenir é melhor do que remediar. Só tem uma coisa que você precisa saber: a maioria desses programas não funciona como no computador, pois pra isso, seria necessário acessar o sistema internamente, algo que é bloqueado tanto no iOS, quanto no Android.


3. Se você gosta de ficar acessando sites proibidos para maiores de 18 anos, é uma boa tomar bastante cuidado. Não só pra sua mãe não ver, mas porque eles, e também aqueles com filmes, séries e games piratas também estão cheios de spam e malwaressó esperando um lindo smartphone para infectar.


4. Ao acessar as redes de Wi-Fi compartilhadas, aqueles de shoppings e restaurantes, por exemplo, é possível que algumas pessoas malvadas consigam roubar alguns dados. Tipo assim, você tá lá de boa no Facebook e digita a sua senha, um hacker pode acabar tendo acesso a essas informações. A dica é somente ver aquilo que é realmente necessário, como usar o Whatsapp ou fazer pesquisas no navegador.


5. Evite conectar seu aparelho via USB em computadores suspeitos. Tudo bem que você pode estar só com um pontinho de bateria, mas ligar seu celular em PC's delanhouses e afins não é uma boa. Isso também vale para os pendrives e cartões de memória.


Mas não fique louco achando que vai pegar um vírus assim tão fácil, pois nenhum é capaz de estragar seu aparelho, no máximo, deixar o sistema operacional bem lento, ou então, fazer acabar com a sua bateria rapidinho.